Vida Cristã
LEIA A BÍBLIA EM UM ANO
Por que ler a Bíblia?
- Porque por meio dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que ele exige de nós e o que ele nos promete: 2 Timóteo 3.16; João 5.39; 2 Pedro 1.4.
- Porque nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano: João 3.16 e 20.30-31.
- Porque nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto conceito de amor: Mateus 5.43-48; 1 Coríntios 13; Romanos 12.9-21.
- Porque nela encontramos mensagens de consolo e paz: João 14.
- Porque suas palavras falam ao coração angustiado e o consolam: Salmo 103.
- Porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar: Efésios 5.22-6.4.
Como ler a Bíblia?
Antes de iniciar, ore para que Deus o oriente e abençoe na leitura e, ao terminar, agradeça-lhe as bênçãos recebidas através dessa leitura.
Leia com reverência e humildade e, sempre que possível, procurem ler trechos que tenham sentido completo.
Leia a sua Bíblia todos os dias, medite naquilo que você está lendo e construa sua vida sobre as promessas e os ensinamentos que ela apresenta.
Aqui você encontra um plano para ler toda a Bíblia em um ano. Basta baixar, imprimir e ir marcando as leituras já realizadas.
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Reforma Protestante chega aos seus 504 anos com fundamentos desafiados
Escrito por Heider AlvarengaEm 31 de outubro de 1517, Lutero levantou as 95 teses.
Neste domingo (31) se comemora os 504 anos da Reforma Protestante, que teve início através das 95 teses de Martinho Lutero, fixadas nas portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. A iniciativa de Lutero mudou para sempre o Cristianismo, transformando a sociedade.
A Reforma Protestante foi basicamente um movimento de retorno a Palavra de Deus, já que a fé cristã vivia uma profunda crise, tendo em vista que a leitura da Bíblia era restrita aos clérigos, que pervertiam o texto sagrado de forma proposital, induzindo práticas errôneas da observância da Bíblia.
Naquela época, a Igreja Católica passou a impor uma falsa teologia através do medo das pessoas, cobrando indulgências, que eram valores monetários para que o fiel pudesse entrar no Reino dos Céus. Lutero, na época um frade agostiniano e professor universitário em Wittenberg, na Saxônia, norte da Alemanha, lançou as 95 teses que desafiavam essa falsa teologia.
Os fundamentos dessas teses eram cinco “solas”: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses fundamentos ainda são desafiados atualmente, enquanto a fé cristã ainda tem que lidar com a perversão das doutrinas bíblicas.
Sola Fide
– Somente a fé: Fundamento que estabelece que somente a fé justifica o homem diante de Deus, sem a necessidade de obras.
Sola Scriptura
– Somente a Escritura: Fundamento que estabelece a Bíblia como única regra de fé e prática, sendo que todas as doutrinas do protestantismo são extraídas das Escrituras, vista como de divina inspiração, divina autoridade e inerrante.
Solus Christus
– Somente Cristo: Fundamento que lembra ser Cristo o único mediador entre Deus e o homem, sendo Ele o único capaz de salvar a humanidade.
Sola Gratia
– Somente a Graça: Fundamento que estabelece a salvação mediante a Graça, sendo ela um favor imerecido oferecido por Deus.
Soli Deo Gloria
– Somente a Deus a glória: Fundamento que reforça a necessidade do homem adorar e render culto a Deus, destinando todos os seus atos para glorificá-Lo.
Roteiro de Estudo: As Sete Igrejas da Ásia Menor (Apocalipse 1-3)
Escrito por Eduardo Mendes de FigueiredoINTRODUÇÃO
- IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO LITERAL DAS ESCRITURAS E DO PRINCÍPIO DE QUE AS ESCRITURAS INTERPRETAM AS ESCRITURAS.
- SIGNIFICADO DO NOME APOCALIPSE: NOME GREGO QUE SIGNIFICA REVELAÇÃO E QUE RESULTA DA JUNÇÃO DAS PALAVRAS GREGAS “APO+KALYPSIS” QUE EM SENTIDO LITERAL QUER DIZER “ENVIAR PARA LONGE A SOMBRA” OU “REMOVER O VÉU”.
- IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ESCATOLOGIA. IMPORTÂNCIA PARA A IGREJA PRIMITIVA E PARA A IGREJA DOS DIAS ATUAIS.
- AS 7 BEM-AVENTURANÇAS PARA OS QUE ESTUDAM AS PROFECIAS DE APOCALIPSE – Ap. 1.3; 14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7 e 22.14.
TEXTO BÍBLICO E APONTAMENTOS
Apocalipse 1
1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo,
2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;
- 7 Espíritos conforme Is. 11.2 (Espírito do Senhor; Sabedoria e Inteligência; Conselho e Fortaleza; Conhecimento e Temor do Senhor.
5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha (Profeta), o primogênito dos mortos (Sacerdote) e o príncipe dos reis da terra (Rei). Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
6 e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!
7 Eis que vem com as nuvens (refere-se ao aparecimento em glória no Armagedom), e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!
8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
9 Eu, João (é o apóstolo João irmão de Tiago, o apóstolo amado), que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo.
10 Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
- João foi arrebatado 4 vezes durante a revelação do Apocalipse, 1 em Patmos, 2- no céu, 3 – em um deserto e 4 – em uma montanha de onde avistou a cidade de Jerusalém.
11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia- às sete igrejas (o número 7 ocorre 54 vezes no livro) que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia.
- As 7 Igrejas representam toda a trajetória da Igreja do Senhor ao longo de sua história.
- Também representam 7 Igrejas reais que existiram nas cidades mencionadas.
- Podem representar ainda a trajetória pessoal do cristão desde a sua conversão.
12 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro (relação com a divindade);
13 e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro.
- Esta visão guarda relação com a visão que teve o profeta Daniel em Dan 10.4-6
14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo (falam e justiça e de juízo);
15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas.
16 E ele tinha na sua destra sete estrelas (anjos ou pastores) ; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios (a palavra do Senhor conforme Hb 4.12 e Jo 12.48); e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece (Jesus retratado como a Estrela da Manhã).
17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último
18 e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Fala de domínio, controle, poder e autoridade de Jesus).
19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer:
20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.
Apocalipse 2
Éfeso
Significado do nome: desejável
É a Igreja do amor decadente
É a representação da igreja primitiva que vai do Pentecostes até o fim do 1º século
Éfeso era a capital da província romana da Ásia Menor e cidade do culto idólatra a Diana ou Ártemis e abrigava o famoso templo de Diana que é considerado uma das maravilhas do mundo antigo.
o Apóstolo Paulo viveu nesta cidade por 3 anos e nela pregou todos os desígnios das escrituras – At. 20.27
1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Eu sei as tuas obras (Jesus conhece o que fazemos por sua Igreja), e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos (início da influência das heresias);
3 e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor (o que fazemos não substitui o que somos para Jesus – O nosso amor deve estar acima de tudo).
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas (nos remete a Nicolau que deseja introduzir na Igreja a sucessão eclesiástica e a hierarquia – há também uma interpretação que a meu ver é menos crível, de que se refere ao diácono Nicolau da igreja primitiva que teria introduzido uma heresia consistente em um culto a Deus onde teria lugar a prostituição com a esposa dele que era muito bonita), as quais eu também aborreço.
7 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus (fala de redenção e vida eterna).
Esmirna
Significado do nome: Amargura
É a Igreja perseguida
É a representação da igreja primitiva que vai do início do 2º século até o ano 312 DC.
Esta cidade sobreviveu aos tempos bíblicos e hoje se chama Smi na Turquia.
É uma das duas igrejas que não recebe qualquer crítica de Jesus.
Ela se refere ao período de maior e mais brutal perseguição sob os imperadores romanos como Nero, Domiciano, Diocleciano e outros.
É a cidade onde ocorreu o martírio de Policarpo – Bispo de Esmirna que foi discípulo de João.
8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu:
9 Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza ( mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás (refere-se à perseguição dos Judeus).
10 Nada temas das que hás de padecer. Eis que o diabo lançará de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias (refere-se ao período completo de perseguição do império romano e pode também se referir ao número de imperadores romanos que ordenaram perseguições à igreja). Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte (fala do lago de fogo de Ap 20.6).
Pérgamo
12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
- O nome Pérgamo significa casamento, representando o casamento da igreja com o mundo e a intromissão do poder secular (Roma e Constantinopla) nos assuntos da igreja.
- É a igreja mundana.
- Refere-se à representação da igreja que vai do ano 323 a 600 DC. Após a vitória do imperador Constantino na batalha de Adrinopla o cristianismo passou a ser incentivado e depois foi declarado religião oficial do império romano (ler na história geral).
- É a cidade onde se inventou o pergaminho.
13 Eu sei as tuas obras, e onde habitas, onde está o trono de Satanás (fala do trono que será dado a satanás conforme Ap. 13.2); e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas (foi um bispo discípulo de João que morreu martirizado sob Nero em 64 DC), minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque (conforme Nm 25. 1-3 e fala de contaminação fazendo com que a igreja se detivesse) a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.
15 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas (mesma referência da carta a Éfeso), o que eu aborreço.
Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca (Jesus sempre vence pelas Escrituras).
16 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca (a referência aqui não é muito precisa, mas pode se referir uma prática comum em julgamentos em tribunais, jogos públicos, decisões na administração da cidade (polis) como em Atenas na Grécia e também a possível prática entre militares que eram convocados para a guerra), e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Tiatira
17 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente:
- A cidade de Tiatira foi fundada por Seleuco I Nicator em 280 AC.
- Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildascomerciais. Para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros participassem de festas dedicadas às divindades pagãs. Era famosa pelo seu comércio e pela sua produção de têxteis (Lídia – At. 16).
- Significado do nome: Quem sacrifica sempre ou sacrifício permanente.
- É a igreja profana.
- É a representação da igreja na sua fase mais longa de 600 a 1517, perdurando na verdade até os dias de hoje.
- A igreja de Tiatira, recebe elogio e crítica de Jesus.
- É a igreja que permitiu a introdução de falsos ensinos e a idolatria (prostituição).
18 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras mais do que as primeiras.
19 Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria (fala sobre a introdução da idolatria).
- Jezabel é o nome da rainha, esposa do Rei Acabe que reinou em Israel de 873 a 852 AC. Jezabel pretendeu abolir o culto a Deus e determinou a eliminação de todos os sacerdotes e profetas de Israel, ela simboliza a idolatria e a prostituição.
20 E dei-lhe tempo (é a representação da igreja de maior duração) para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
21 E ferirei de morte a seus filhos (declínio das igrejas católicas?), e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
22 Mas eu vos digo a vós e aos restantes que em Tiatira (sempre há um remanescente), a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, outra carga vos não porei (?).
23 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha (exortação à perseverança).
24 E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações (julgamento das nações após o Armagedom Mt. 25.31-32), e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, dar-lhe-ei a estrela da manhã.
25 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3
Sardes
1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
- Significado do nome: Remanescente ou os que escapam.
- É a igreja morta.
- É a representação da igreja a partir da reforma protestante no século XVI (de 1518 a 1750).
- É a igreja que está morta pela falta da ação do Espírito Santo.
2 Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
- Apesar da importância do movimento protestante, Jesus não considerou as obras dessa igreja perfeitas e a considera uma igreja morta que apenas tem nome de que está viva
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido (fala sobre a recepção pela igreja de Sardes da mensagem genuína do evangelho), e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares (nos exorta a permanente vigília), virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei (fala sobre a vinda do Senhor Jesus no arrebatamento).
4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas. (sempre há um remanescente fiel)
5 O que vencer será vestido de vestes brancas (fala da justificação dos salvos), e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
O estudo sobre a igreja de Sardes me surpreendeu por não julgar que se tratassem de igrejas tão criticadas pelo Senhor Jesus.
Filadélfia
- A cidade de Filadélfia foi fundada por Eumenes Rei de Pérgamo que colocou esse nome em homenagem a seu irmão Átalo no segundo século AC.
- Significado do nome: Amor fraternal.
- É a igreja avivada e missionária.
- É a representação da igreja na sua fase avivada a partir de 1751, especialmente nos séculos XVIII, XIX e XX.
- A igreja de Filadélfia, como a de Esmirna, não recebe qualquer censura ou crítica de Jesus.
- É uma igreja onde não se permitiu a intromissão de falsos ensinos e práticas.
7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre:
8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta (pode se referir ao ímpeto missionário da igreja a partir de 1793 com William Carey, como pode se referir ao arrebatamento da igreja conforme Ap. 4 que se refere a uma porta aberta vista por João no céu), e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome (fala de uma característica dessa igreja que a pobreza e simplicidade) .
9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo (alusão ao arrebatamento da igreja – importante notar que a mensagem de Jesus a essa Igreja diz que a guardará “da hora” da tentação e não “na hora”, evidenciando o arrebatamento anterior à Grande Tribulação), para tentar os que habitam na terra.
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (fala sobre a importância de se manter a integridade do evangelho e guarda a fé salvadora na pessoa de Jesus Cristo).
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome (fala sore a nova condição que desfrutarão os salvos que forem arrebatados e tiverem lugar na primeira ressurreição).
13 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Laodiceia
- A cidade de Laodiceia (antiga Hierápolis) foi conquistada por Antioco II que colocou esse nome em homenagem a sua mulher Laodice.
- Significado do nome: Direitos do Povo ou governo do povo.
- É a igreja morna.
- É a representação da igreja nos últimos dias, no final da dispensação da graça.
- A igreja de Laodiceia não recebe qualquer elogio de Jesus.
- A cidade de Laodiceia era um importante centro comercial. Era uma cidade rica, onde havia a produção de um colírio para tratamento dos olhos. Era uma cidade situada próximo a uma região de águas termais de onde recebia uma água que chegava morna até a cidade.
14 E ao anjo da igreja que está em escreve: Isto diz o Amém (fala sobre o término da dispensação da graça e o fim da atividade da igreja no mundo), a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.
15 Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! (fala sobre um cristão que não tem uma identidade cristã bem definida)
16 Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (fala sobre a rejeição de Jesus a esse tipo de cristão).
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), (fala sobre o erro dessa igreja de colocar seu foco sobre os bens materiais, sobre a prosperidade e não sobre os verdadeiros tesouros (salvação, graça, justiça, unção do espírito) da fé em Jesus Cristo).
18 aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo (fala da terrível condição da igreja de Laodiceia que está sem comunhão direta com Jesus que está “do lado de fora dessa igreja, batendo na porta”).
21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
“Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Samuel 7.12)
A história da Assembleia de Deus no Campo de Lavras, da obra pentecostal nesta região e deste Templo se confundem. É praticamente impossível contar a história de uma sem falar da outra.
Em 1942, há 76 anos, os missionários Lawrence Olson e Alice Olson com alguns crentes da época inauguraram o primeiro Templo Pentecostal em Lavras/MG.
A mensagem pentecostal chegou a Lavras no ano de 1936, através de alguns militares que vieram de Belo Horizonte, servir neste município. Porém só veio tomar impulso em 1939 com chegada dos Missionários Lawrence Olson e Alice Olson com seus dois filhos Lawrence Olson Jr. e Caroly vindos dos EUA.
Com a chegada dos dinâmicos missionários, a obra pentecostal cresceu e uma das primeiras providências do missionário Olson foi a construção do Templo da ASSEMBLEIA DE DEUS que, depois de muitos esforços e com os poucos recursos da época, foi inaugurado para a glória de Deus em 1942.
Após trabalhar incansavelmente por 16 anos, não só em Lavras mas também no estabelecimento do Campo de evangelização, em 1956, a família Olson fixou residência no Rio de Janeiro, contudo o Missionário continuou na presidência da Igreja e designou o Pastor Paulo Sales como responsável dos trabalhos evangelísticos, que permaneceu um curto período de 1 ano, sendo acometido de uma enfermidade que impossibilitou a permanência à frente dos trabalhos. Diante deste imprevisto, o Missionário Lawrence Olson, convidou por indicação do pastor de Divinópolis Gustavo Bergston, o jovem diácono Antônio L Cerqueira, para assumir a liderança deste promissor trabalho em Lavras e região.
Em junho de 1957, com apenas 22 anos de idade, o diácono Antônio L Cerqueira, de Divinópolis, mudou-se para Lavras com sua esposa irmã Ladir e sua filha Ester Sônia, ele assumiu os trabalhos evangelísticos desta região, e Deus o abençoou de tal forma, que permaneceu por 58 anos à frente deste ministério, até sua partida para a eternidade em agosto de 2015.
Este Templo que está sendo reinaugurado na tarde do dia 4 de fevereiro de 2018, foi palco de grandes acontecimentos. Milhares pessoas se converteram a Cristo, foram batizadas nas águas, receberam o batismo com o Espírito Santo, inúmeros jovens casaram, muitas crianças recém-nascidas foram apresentadas a Deus, centenas de obreiros foram consagrados ao santo ministério, várias Escolas Bíblicas foram realizadas, hospedou a AGE (Assembleia Geral Extraordinária) da Convenção Mineira, recebeu a visita do Missionário Daniel Berg, fundador das Assembleias de Deus no Brasil. No porão do primeiro templo, foram escritos pelo missionário Lawrence Olson dezenas de livros, como o “Plano Divino Através dos Séculos”, e foi também elaborado por ele o Mapa das Dimensões contendo o mesmo nome de seu livro. Esta congregação foi, por 63 anos, a Sede do Campo de Lavras, de onde saia a voz de comando do nosso saudoso pastor Antônio L Cerqueira. Com a inauguração do novo Templo em 2005, esta histórica e aconchegante casa de oração deixou de ser identificada como Sede e recebeu o nome de Congregação Central.
No dia 29 de fevereiro de 2016, o dinâmico pastor Orlando Dias de Souza, recém-eleito presidente deste ministério, deu início a reforma geral deste Templo. Agradecemos e louvamos a Deus pela iniciativa do nosso Pastor Presidente, pelos irmãos que cooperaram com seus dízimos e ofertas, pelos engenheiros, arquitetos, mestres de obras, pedreiros, ajudantes de pedreiros e todos que, de alguma forma, contribuíram para que hoje ocorresse esta linda festa de reinauguração deste importante Templo. Amém.
Lavras, 04 de fevereiro de 2018
Pr. Orlando Dias de Souza - Pastor Presidente
Ev. Jairo Américo de Carvalho - Pesquisas e Texto
Ir. Jairo Américo de Carvalho Filho - Revisão Ortográfica
Ir. Heider Alvarenga de Jesus - Projeto Gráfico e Diagramação
Com muito respeito as opiniões dos nobres companheiros, preciso expressar e motiva-los a prosseguir neste santo e glorioso ministério.
Segundo a Bíblia, nossa regra de fé, "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia" SL 46.
No entanto, percebo que nestes últimos dias o inimigo de Deus, nosso adversário que segundo a Bíblia "veio roubar, matar e destruir" (Jo. 10.10a), tem tirado o foco de alguns pastores, preletores, ministradores da verdade com esses acontecimentos terríveis que tem sido noticiados recentemente, como o suicídio de pastores.
Sabemos que em nossa caminhada ministerial temos sim tristezas e decepções. Mas é fato que temos também o privilégio de sermos escolhidos por Deus para fazer parte do santo ministério e também chamados por Cisto como embaixadores neste mundo que jaz no maligno (2 Co 5.20).
Portanto, nobres companheiros, a grandeza do pastorado não pode ser ofuscada por esses lamentáveis e terríveis acontecimentos.
Temos Deus nosso refúgio. Temos exemplos de homens como Pr. Cerqueira, Pr. Lawrence Olson, PR. Anselmo Silvestre, Pr. Pimentel de Carvalho, Pr. Alcebíades Vasconcelos e outros tantos que sofreram perseguição, afrontas, humilhações, mas venceram seu tempo determinado e nos deixou este legado de abnegação, renúncia e fidelidade a Deus.
No entanto finalizo usando uma expressão dita em épocas passadas pelo nosso pastor presidente Orlando Dias: "Obra pode até ser espinhosa, mas também é gloriosa."
Nosso foco é Jesus. Nosso alvo é o céu.
Vosso em Cristo.
Ev. Jairo Américo