Imprimir esta página

Histórico da Assembleia de Deus em Lavras

Lavras, desde muito é conhecida como cidade de influência protestante em virtude das atividades de alguns presbiterianos que aqui se instalaram, fundando escolas principalmente o Instituto Gammon. 

A mensagem pentecostal somente chegou a Lavras no ano de 1936, por intermédio de alguns crentes militares vindos de Belo Horizonte.

Em 07 de setembro de 1938 chegou ao Brasil o casal de missionários Lawrence e Alice Olson, com seus dois filhos Lawrence Junior e Carolyn vindo dos EUA, fixando residência em Belo Horizonte onde permaneceram até assimilarem o conhecimento da língua portuguesa. Em 1939 vieram para Lavras assumir a igreja, que passou a tomar impulso a partir de 1940.

Uma das prioridades do casal Olson foi a construção do templo da Assembleia de Deus inaugurado em 1942, ano este em que fundaram a tradicional Escola Bíblica para Obreiros, onde reuniam pastores das Regiões Sul, Oeste e Triângulo Mineiro e de vários outros Estados.

Com a mudança da família Olson para o Rio de Janeiro em 1956, o pastor Paulo Sales deu continuidade aos trabalhos, assumindo a igreja até junho de 1957. A partir desta data a igreja passou a ser dirigida pelo jovem  diácono Antônio L Cerqueira, que veio de Divinópolis/MG, sendo consagrado ao presbitério em 1960 e em 16 de outubro do mesmo ano ao pastorado.

Dado ao crescimento da obra de Deus em Lavras foi necessário abrir algumas congregações nos bairros. A primeira congregação a ser construída sobre a administração do pastor  foi a do Bairro Lavrinhas. Hoje além dessa há trabalhos nos Bairros: Nova Lavras, Jardim Floresta, Água Limpa, São Vicente, Vista Alegre, Cruzeiro do Sul, Novo Horizonte, e nas Vilas São Francisco, Alzira, Murad, além dos pontos de pregação na Baunilha, Mina, Joaquim Sales e Bela Vista.

Atualmente o campo evangelístico de Lavras mantém como filiais as igrejas em: Aguanil, Américos, Andrelândia, Boa Esperança, Cachoeira, Campo Belo, Cana Verde, Carrancas, Coqueiral, Ijaci, Ilicínea, Itací, Itumirim, Itutinga, Luminárias, Macaia, Mindurí, Nepomuceno, Pedra Negra, Perdões, Povoado dos Dias, Ribeirão Vermelho, Santana do Garambéu e São Vicente de Minas. Possui obras missionárias em Luminárias, Santa Rita do Ibitipoca, Arica na República do Chile e Peru, sustentadas pela SEMEADECAL.

Com a expansão dos trabalhos da obra de Deus nesta cidade o pastor Cerqueira, homem de visão espiritual, movido por forte anseio de construir um templo onde pudesse abrigar confortavelmente os irmãos, desejou adquirir um terreno adequado para construção da nova sede. Deus sempre honra nossa fé quando temos propósitos definidos para a sua obra! O terreno com área de 2.950 metros quadrados foi comprado. Quando o pastor Cerqueira orava a Deus pedindo-lhe ajuda e orientação para obter recursos para a construção do templo, que possui 1.950 metros quadrados, o Senhor lhe respondeu em seu coração: “ Fale com o meu povo, os recursos financeiros estão com eles”; assim a obra de fé foi iniciada e hoje, dia 29 de maio de 2005, está sendo inaugurada para honra e glória do Senhor Jesus!