Imprimir esta página

Histórico do Pastor Antonio L Cerqueira

Pastor Antonio L Cerqueira, é  natural de Divinópolis - MG, filho de Benedito Cerqueira e Iraci Maria Silva.

Aos 12 anos aceitou Jesus como seu Salvador, tornando-se pouco tempo membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Divinópolis pelo batismo.

Exerceu a profissão de mecânico-ajustador, na Rede Mineira de Viação por algum tempo.

Em 1952 foi consagrado diácono pela mesma igreja, exercendo com eficácia a liderança dos jovens, regência do coral e professor da Escola Bíblica Dominical.

Aos 21 anos casou-se em Monte Carmelo – MG, no dia 02 de maio de 1955, com Ladir Maria Cerqueira.

Bem estabilizado profissionalmente Jesus o chamou para sua obra.

Com a mudança do casal Lawrence e Alice Olson para o Rio de Janeiro, o saudoso Pastor Paulo Sales assumiu a igreja de Lavras por um pequeno período, pois, devido uma enfermidade, ficou impossibilitado de continuar os trabalhos. Houve então a indicação do irmão Antonio, feita pelo Pastor Artur Xavier de Paula ao missionário Laurence Olson, para assumir a direção da igreja de Lavras. Não houve relutância por parte do irmão Antonio, bem como do missionário Gustavo Bergston em liberá-lo, uma vez que ele tinha a chamada bem viva em sua alma.

Em 1960, já em Lavras, foi consagrado presbítero e, em 16 de outubro do mesmo ano, a pastor.

Pastor Cerqueira e irmã Ladir são pais de Esther Sônia, Paulo Antônio, Ester Solange, Levi Sergio, José Cláudio e Oséias Rinaldo, e avós de nove netos.

Em 1971 o Pastor Cerqueira fundou a UMADESMIG em Lavras, cujo evento serviu de base para criação de eventos congêneres em todo Brasil.

Concluiu o curso de Formação Teológica pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Itaperuna – RJ.

Instalou um núcleo da EETAD em Lavras, inaugurado como o número 805 no início de 1994.

Fundador da Subconvenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Sul de Minas, com sede provisória em Três Corações.Exerceu a função de secretário da Convenção Mineira e Membro da Comissão de Assessoria de Imprensa e Comunicação da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

Atualmente é Conselheiro da Região Sul de Minas da Convenção Mineira dos Ministros Evangélicos.

Recebeu o título de Cidadão Honorário através da Câmara Municipal de Lavras e Medalha da Ordem do Mérito pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Homem de espírito empreendedor e voltado para os anseios de servir ao Senhor cada vez melhor, nunca mediu esforços para melhorar as condições espirituais dos irmãos.

O Templo da Igreja Central a muito se achava pequeno para comportar os seus membros,e isto tornou-se uma preocupação para o pastor Cerqueira. Foi nesse pensamento que Deus o impulsionou para compra de um terreno situado na Avenida Ernesto Matiolli, 1220, onde foi construída a nova sede pelo exercício da fé.

A igreja local possuía pouco mais de 30 membros em 1957; em 2009/2010 contava com  1.334 em Lavras e 3.206 no campo. No ministério geral há 12 pastores, 06 evangelistas, 72 presbíteros, 62 diáconos e 20 cooperadores na sede. 

Conforme se vê o trabalho do Pastor Cerqueira foi árduo, porém gratificante, pois ao longo de seus mais de 57 anos de ministério Deus o tem  abençoado, sustentado e confirmado seu trabalho na cidade de Lavras e região.

No ano de 2013 foi agraciado com  a Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta Comenda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Também recebeu a Medalha do Mérito Legislativo, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Para o Pastor Cerqueira, muito mais importante do que as medalhas é saber que o nome do Senhor está sendo reconhecido e glorificado.