Imprimir esta página

Nossa História

Daniel Berg e Gunnar Vingren

Uma igreja cristã e pentecostal.

Para você entender a história da Assembleia de Deus você precisa entender o que é uma igreja cristâ e pentecostal.

Cristã porque adota as Sagradas Escrituras como única regra de conduta e fé. Pentecostal porque acredita na atualidade do Batismo no Espírito Santo e na manifestação dos dons espirituais.

A Assembleia de Deus começou seu ministério no Brasil na cidade de Belém do Pará, através da chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Esses homens foram chamados por Deus durante um grande avivamento que aconteceu nos Estados Unidos no ano de 1910.

De Belém do Pará este ministério se estendeu para todo o Brasil.

Assembleia de Deus em Lavras

A mensagem pentecostal chegou a Lavras no ano de 1936, por intermédio de alguns crentes militares que vieram de Belo Horizonte para trabalhar no 8º Batalhão da Polícia Militar.

Em 07 de setembro de 1938 chegaram ao Brasil, oriundo dos Estados Unidos, o casal de missionários Lawrence e Alice Olson, acompanhados de seus filhos Lawrence Junior e Carolyn. Eles fixaram residência em Belo Horizonte, onde permaneceram até aprenderem a língua portuguesa. Em 1939 vieram a Lavras assumir a igreja, que passou a ter novo impulso a partir de 1940.

Uma das prioridades do casal Olson foi a construção do templo da Assembleia de Deus, inaugurado em 1942. Neste mesmo ano fundaram a tradicional Escola Bíblica para Obreiros. Na Escola Bíblia ocorria a reunião de vários pastores do Sul de Minas, Oeste Triângulo Mineiro e de outros obreiros de vários Estados do Brasil.

Pastor Antônio L Cerqueira

Com a mudança da família Olson para o Rio de Janeiro em 1956, o Pastor Paulo Sales deu continuidade aos trabalhos, assumindo a igreja até junho de 1957. A partir desta data a igreja passou a ser dirigida pelo jovem diácono Antonio L Cerqueira, que veio de Divinópolis para Lavras, onde foi consagrado ao presbitério e ao pastorado.

Dado ao crescimento da obra de Deus, o Pr Cerqueira constatou que era necessário abrir congregações nos bairros. A primeira congregação a ser construída sob a direção do Pr Cerqueira foi a do bairro Lavrinhas. Nos dias atuais, além dessa há trabalhos nos bairros: Nova Lavras, Jardim Floresta, Jardim Glória, Joaquim Sales, Água Limpa, São Vicente, Bela Vista, Vista Alegre, Cruzeiro do Sul, Central, Novo Horizonte, Vila São Frâncico, Jardim das Alterosas, Vila Murad, Vila Mariana, Vale do Sol, além dos pontos de pregação na Baunilha e Fazenda do Moinho.

Atualmente o campo evangelístico de Lavras mantém como filiais igrejas nas cidades de: Aguanil, Américos, Andrelândia, Boa Esperança, Campo Belo, Cana Verde, Carrancas, Coqueiral, Ijaci, Ilicínea, Itaci, Itumirim, Ingaí, Itutinga, Macaia, Minduri, Nepomuceno, Perdões, Povoado dos Dias, Ribeirão Vermelho, Santana do Garambéu e São Vicente de Minas. Possui frentes missionárias na República do Chile e do Peru, em Luminárias, Santa Rita do Ibitipoca e Conceição do Ibitipoca.

Com a expansão dos trabalhos da obra de Deus em Lavras, o Pr Cerqueira, movido por um forte anseio de construir um templo onde pudesse abrigar confortavelmente os irmãos, após buscar a direção do Senhor desejou adquirir um terreno adequado para a construção de uma nova sede. O terreno com área de 2.950 metros quadrados foi comprado. Nessa época, quando o Pastor Cerqueira orava a Deus pedindo-lhe ajuda e orientação para obter recursos para a construção, o Senhor lhe respondeu em seu coração: “Fale com meu povo, os recursos estão com eles”. Assim, no dia 29 de maio de 2005 foi inaugurado o novo templo, para honra e glória do Senhor Jesus.

Para saber mais sobre a história das Assembleis de Deus no Brasil acesse o site da CPAD no seguinte endereço: www.cpad.com.br

Igreja Assembleia de Deus (Sede) em Lavras/MG

Igreja Assembleia de Deus (Sede) em Lavras/MG